Pular para o conteúdo principal

A Revista

A Revista A palavrada, da Faculdade de Letras da UFPA, campus universitário de Bragança (Brasil), é um periódico semestral, com avaliação de pares, editado em Bragança, Pará, pela Universidade Federal do Pará, desde 2012, dedicado à publicação de artigos e ensaios inéditos, resenhas, contos, crônicas e traduções da área de Estudos Linguísticos e Literários. Objetiva fomentar a produção acadêmica do Brasil e do exterior, promovendo a publicização de estudos e pesquisas, que ampliem as discussões sobre Linguagens e Ensino.  


ISSN: 2358-0526

Qualis B5, área de Letras e Linguística, ano base 2013-2016: 


A Revista A Palavrada, da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará, campus universitário de Bragança, tem como proposta a construção de um espaço virtual em que emerjam diálogo entre as ciências da área das Humanidades, evidenciando a produção de conhecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais. É intuito prioritário que este periódico eletrônico promova encontros e incentive a ciência e a divulgação de saberes de docentes e discentes engajados em projetos oficiais desta e de outras instituições de Ensino Superior nacionais e estrangeiras.

 

As edições da revista serão lançadas a partir de temas centrais (dossiês temáticos), fios condutores que preservarão a organicidade entre os textos, favorecendo a coesão e a fluidez na leitura. As edições incluem, além do dossiê temático, a sessão "tema livre", na área de Letras e Linguística, e recebe textos em fluxo contínuo.


Desse modo, A Palavrada assume um papel de substancial importância para essa comunidade acadêmica como ferramenta de motivação à produção de artigos, ensaios, contos, crônicas. Os textos publicados na revista devem sugerir novos olhares investigativos e reflexivos, que desvendam perspectivas à multiplicidade de povos e culturas que a literatura evoca, em suas diversas formas literárias, bem como pesquisas vinculadas às variadas ramificações e teorias e linguísticas e ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa, especialmente, dos estudos acerca dos letramentos e multiletramentos.


Revista A palavrada