Pular para o conteúdo principal

Submissões

Normas editoriais 


1. A Revista A Palavrada, da Faculdade de Letras - Campus de Bragança da UFPA, aceita originais sob forma de artigos e ensaios inéditos, resenhas, contos, crônicas e traduções. 


2. Os textos serão submetidos a parecer da Comissão Editorial, que poderá indicar ou sugerir alterações na estrutura do texto.


Os critérios de avaliação contemplam os requisitos:


a) Adequação ao tema;

b) Originalidade da discussão;

c) Relevância para a área de estudo;

d) Atualização bibliográfica;

e) Objetividade e clareza;

f) Linguagem técnico-científica;

g) Ineditismo;

h) Adequação às normas. 


3. A responsabilidade pelo conteúdo, correção ortográfica e gramatical dos textos publicados pela Revista A Palavrada é, exclusivamente, dos seus autores.


4. O texto deverá ser digitado em programa Word for Windows (versão 7,0, 2000, XP ou a mais recente), com margem superior de 3,0 cm e inferior de 2,0 cm e com margem direita de 3,0 cm e margem esquerda de 2,0 cm, seguindo a seguinte diagramação:


4.1. A fonte deverá ser Times new Roman, tamanho 12 no corpo do texto e tamanho 10 nas citações em recuo e para as Notas de rodapé, 10.


4.2. Título do artigo ou ensaio em português (ou na língua do artigo): deve apresentar apenas a inicial maiúscula, em negrito, centralizado no alto da primeira página, em entrelinhas simples, tamanho 12. Resenha não terá título, mas a(s) referência(s) bibliográfica(s) do(s) texto(s) resenhado(s), organizada(s) de acordo com as normas da ABNT atualizada; 


4.3. Deverá constar, após o título, na linha seguinte, a indicação do autor: nome completo com nota de rodapé indicando sua titularidade, filiação acadêmica completa e endereço eletrônico (tamanho da fonte - 10).


4.4. Recuo de 1,25 cm no início do parágrafo e recuo de 4 cm nas citações;


4.5. É requerido o uso de Itálico para termos estrangeiros, títulos de livros e periódicos;


4.6. O artigo deverá ter uma extensão mínima de 08 e máxima de 20 páginas (incluindo figuras, tabelas e bibliografia). A resenha deverá ter no máximo 10 páginas.


4.7. O corpo do artigo deverá ser digitado com espaçamento 1,5 entre linhas e parágrafos, entre partes e entre textos e exemplos; espaço simples em citações; abstract e resumo.


4.8. O Resumo que precede o texto deverá ser escrito no idioma do texto em até doze (12) linhas no máximo, seguido de até três (3) Palavras – chave, em fonte 10; espaçamento simples e recuo de 4 cm. As palavras-chave devem corresponder a conceitos mais gerais da área do trabalho, a fim de facilitar a localização do trabalho em consultas bibliográficas.


4.9. Os títulos e subtítulos correspondentes a cada parte do trabalho deverão figurar à esquerda, em negrito sem numeração e sem adentramento.


4.10. As citações seguem as normas atualizadas da ABNT.


4.11. O título Referências deverá seguir duas linhas abaixo do texto, à esquerda, em negrito e sem adentramento. O espaçamento entre as obras deverá ser simples e de acordo com as normas da ABNT.


4.12. Após as Referências, duas linhas abaixo, deverão seguir o Abstract e as Keywords, em Times new Roman, fonte 10, espaçamento simples e recuo de 4 cm.

4.13. As ilustrações deverão ser identificadas, com título ou legenda no texto, de forma abreviada (Fig.1, por exemplo) em fonte Times new Roman, tamanho 10.


4.14. Anexos e/ou Apêndices serão incluídos ao final do artigo somente se forem imprescindíveis ao texto.


5. Os artigos devem ser enviados por e-mail, em arquivo anexo, digitados no programa Word sem identificação autoral e uma cópia em PDF com identificação dos autores para o seguinte endereço eletrônico:


revistaapalavrada@gmail.com


6. Política de Privacidade


Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.


7. Condições de Publicação


A Revista A Palavrada aceita submissões de alunos da graduação e da pós-graduação, professores e pesquisadores. São aceitos no máximo três autores. Cada autor pode submeter até dois textos por número da revista.


8. Disponibilizamos abaixo o TEMPLATE que deve ser, OBRIGATORIAMENTE, adotado pelos(as) autores(as) no momento de submissão do arquivo. Deve-se seguir TODAS as orientações assinaladas, sem modificar a formação do template.


TEMPLATE


9. Modelo 




Título do artigo: centrado, em negrito, tamanho 12


Tamanho 10, Nome SOBRENOME do autor 1[1]

Nome SOBRENOME do autor 2[2]


Resumo: Duas linhas abaixo do nome do autor, com recuo de 4 cm e em espaço simples, deve vir um texto em português de, no mínimo, 7 linhas e, no máximo, 12, que apresenta, de modo conciso, o conteúdo do trabalho, indicando seus objetivos, referencial teórico utilizado, resultados obtidos e/ou conclusões. O resumo deve ser seguido de uma lista de três palavras-chave em português. Tamanho da fonte 10.


Palavras-chave: Primeira palavra-chave; Segunda palavra; Terceira.



Introdução (Subtítulo de Segundo Nível)

O corpo do texto deve ser escrito em Times new Roman, tamanho 12, justificado, recuo de parágrafo de 1,25 cm, entrelinha 1,5 cm. O papel deve ser tamanho A4 (21 cm X 29,7 cm), com margens superior e esquerda de 3 cm e direita e inferior de 2 cm. Referências a obras no corpo do texto devem seguir as normas na ABNT: apenas a primeira maiúscula, se fora de parênteses: Neves (2006). No caso de citações com mais de 3 linhas, o modelo é o que se segue:


Citação com mais de 3 linhas deve ficar destacada com recuo da margem esquerda de 4,0 cm, fonte 10 em Time new Roman, entrelinha simples. A citação deve terminar com autor, ano e página em parênteses, com ponto após parênteses, conforme exemplo a seguir (Neves, 2006, p. 32).


Citações com menos de 3 linhas aparecem no corpo do texto destacadas apenas por aspas duplas: “Em seguida, aparece, em parênteses, o sobrenome do autor somente com a primeira letra maiúscula, o ano e a página de onde foi tirada a citação, conforme exemplo.” (Neves, 2006, p. 40).

Os destaques no corpo do texto devem ser feitos em negrito. Palavras estrangeiras devem ficar em itálico. Exemplos citados ao longo do texto devem ser numerados e destacados dos parágrafos que os anunciam, como em:

(1)      Pedro abriu a porta.

(2)      A porta abriu.


Subtítulo de terceiro nível

Os subtítulos de terceiro nível devem estar em itálico. Tabelas, figuras e quadros devem ser numerados e identificados. Os títulos devem ser colocados sobre as tabelas e gráficos, mas vir abaixo de figuras e quadros em fonte 10. Todas as tabelas e ilustrações devem ser incluídas no texto, por exemplo:

Imagem 1: Letramento Digital e Ensino

  
Fonte: https://mvceditora.com.br/2020/08/03/letramento-digital-e-ensino/


Para as referências, use a palavra “Referências”. Não use “referências bibliográficas”. As referências devem vir em ordem alfabética pelo sobrenome do autor, ou pelo nome do site, livro ou periódico quando não houver autor, conforme modelo abaixo. Tamanho da fonte das referências: 12.


REFERÊNCIAS

Livros

ALMEIDA, M. do R. G. Literatura cinzenta: teoria e prática. São Luís: UFMA, 2000.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004. 305p. 

BÍBLIA. Português. Bíblia sagrada. Tradução na linguagem de hoje. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.


Teses, dissertações e monografias

BENEGAS, M. Três ensaios em análise econômica. 2006. 102 f. Tese (Doutorado em Economia) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

CHAGAS JÚNIOR, L. W. R. Reuso de água tendo como estudo de caso o projeto do Aeroporto Zumbi dos Palmares. 2006. 47 f. Monografia (Especialização em Avaliações e Perícias de Engenharia) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

EDVAN, R. L. Ação do óleo essencial de alecrim pimenta na germinação do matapasto. 2006. 18 f. Monografia (Graduação em Agronomia) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

MAYORGA, R. O. Análise de transmissão de preços do mercado de melão do Brasil. 2006. 98 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.


Capítulo de Livro

BÍBLIA. A. T. Eclesiastes. Português. Bíblia sagrada. Tradução na linguagem de hoje. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006. p. 882-891.

NEVES, D. P. Amebas de vida livre. In: _____. Parasitologia humana. 11. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. cap. 16, p. 139-142.


Periódico completo

REVISTA BRASILEIRA DE PLANTAS MEDICINAIS=BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICINAL PLANTS. Botucatu: Fundação do Instituto de Biociências, 1999-. Semestral. ISSN 1516-0572.


Periódico em parte (número, fascículo, volume, suplemento etc)

CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, v. 31, n. 2, maio/ago. 2002.

REVISTA BRASILEIRA DE ZOOLOGIA. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, v. 23, n. 3, set. 2006.


Artigo e/ou matéria em periódico

HOFFMANN, C. A autoridade e a questão do pai. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 169-176, jul./dez. 2006.

SOUSA, A. G. M. R.; SOUSA, J. E. M. R.; PIEGAS, L. S. Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia: assistência, ensino e pesquisa. Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 83, dez. 2004. Número especial. 


Artigo e/ou matéria de jornal

FIRMINO, E. Ceará terá museu da loucura. Diário do Nordeste, Fortaleza, p. 12, 10 abr. 2007. 

NERY, S. 50 anos de Brasil. O estado, Fortaleza, p. 16, 10 abr. 2007.


Documentos na internet

ALGAS surpreendem os banhistas. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 9 abr. 2007. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.globo.com>. Acesso em: 9 abr. 2007.

OLIVEIRA, A. M. et al. Mapeamento de competências em Bibliotecas Universitárias. Perspect. Ciênc. Inf., Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 360-382, set./dez. 2006. Disponível em:<http://www.eci.ufmg.br/pcionline/>. Acesso em: 11 abr. 2007.

SANNOMYA, E. K.; GONÇALVES, M.; CAVALCANTI, M. P. Masseter muscle hypertrophy: case report. Braz. Dental. J., Ribeirão Preto, v. 17, n. 4, p. 347-350, 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 9 abr. 2007.


Resenha

REALE, Miguel. Variações 2. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2003. Resenha de: HEGENBERG, Leônidas. São João Del Rey: UFSJ, 2004. Disponível em: <http://www.ufsj.edu.br/Pagina/resenhas/Arquivos/REALE_LABLE.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2007.


Trabalhos com mais de três autores

PACHECO, J. B. C. et al. O Scan Duplex para diagnósticos de hipertensão renovascular. Rev. Bras. de Ecocardiogr., São Paulo, ano 20, n. 1, p. 43-47, jan./mar. 2007


Dicionário

Ferreira, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.


Trabalho em anais

Amaral, L. A. Atividade física e diferença significativa/deficiência: algumas questões psicossociais remetidas à inclusão/convívio pelo. In: Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 4., 2001, Curitiba. Anais... Curitiba: SOBAMA, 2001. p. 30-31.


Resumo

Castro, R. E. F.; Melo, M. H. S.; Silvares, E. F. M. Avaliação da percepção dos pares de crianças com dificuldades de interação em uma sucursal da clínica-escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. In: Congresso Interno do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 5., 2001, São Paulo. Resumos... São Paulo: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2001. p. 49.


Trabalho em CD

KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 2007. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 2007. 3 CD-ROM. 



Abstract: After the title, name, write an abstract of your paper in English. It should have between 7 and 10 lines. It should present the most important points, including the conclusion and/or results you arrive at. Font size 10.


Keywords: first keyword; second keyword; three keyword.




[1] Na nota de rodapé, tamanho 10, justificado, deve ter a filiação (titulação máxima, instituição de origem por extenso, cidade e estado) e o endereço eletrônico do autor. Ex.: Graduando da Universidade Federal do Pará. Bragança-PA. gaignoux@ufpa.br 

[2]  Exemplo de nota de rodapé, tamanho 10, justificado. Comentários e explicações à parte do corpo do texto devem ser postos em nota de rodapé.