Pular para o conteúdo principal

n. 19 (jan-jun, 2021)

REVISTA A PALAVRADA - EDIÇÃO ESPECIAL (EBEL)

 

 

Em julho de 2018, foi realizado na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, o V Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (V EBEL). O evento objetivou oferecer à comunidade acadêmica discussões de caráter interdisciplinar nos diferentes eixos das Letras. Os artigos publicados nesta edição especial foram apresentados no V EBEL, assim temos a honra de disponibilizá-los a comunidade de leitores, especialmente a alunos, professores e pesquisadores das áreas de Letras e das artes. As temáticas apresentadas e discutidas nos artigos oferecem reflexões que corroboram para a compreensão de aspectos interdisciplinares da literatura, linguística, ensino e aprendizagem de línguas, com foco nas relações entre diferentes literaturas, autores e obras. Letras do Estado do Pará e Região Norte, devem “dialogar” com outro público, desta mesma comunidade acadêmica. Esse encontro contou, também, com a presença de professores/pesquisadores, atuantes nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, sendo assim no ano de 2018 foi realizado na cidade de Bragança, em síntese sobre os três lados inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, de pesquisa e de extensão: o acadêmico, o político e o cultural.

 Boa leitura!

 

 

 

Sumário

  

A morte como representação da angústia em Paulo Plínio e Mário Faustino

Geovane Silva Belo | Elionay Mota Santos

 

A poesia camponesa na construção de identidades do MST na comunidade Quintino Lira

Antonio Magno Gomes Do Livramento | Hermógenes Gomes Do Livramento

 

O Pelicano: práticas de leitura na imprensa maçônica oitocentista

Jeniffer Yara Jesus da Silva

 

Relato de experiência realizado na escola Frei Miguel de Bulhões.

Irene Ravache Magalhães dos Santos

 

Terra de encante: um mundo fantástico da vila castelo

Paula Karine Silva de Oliveira

 

Discurso sagrado e literatura: amor poetizado em cântico dos cânticos

Adrielle Sena Branco | Hayanne Ketenn Farias Pinheiro | Tatiara Rodrigues Ferranti

 

O Riso e o Sagrado em Menina Que Vem de Itaiara, de Lindanor Celina, e Minha Vida de Menina, de Helena Morley

Sueanne Ravena Friedrich Pinheiro | Elanir França Carvalho

 

Tecnologias digitais: desafios e possibilidades no ensino-aprendizagem da língua espanhola

Emily Abreu dos Santos

 

Traços de horror no conto de Inglês de Sousa “A Quadrilha de Jacob Patacho”

Diemerson Ribeiro | Bruno Vulcão | Geovane Belo

 

Um olhar reflexivo sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental

Fabiana Costa Kameyama | Marielza Coimbra Da Costa

 

Desafios e possibilidades da língua espanhola com as tecnologias digitais

Emily Abreu dos Santos

 

 

O estilo particular dos gêneros textuais: um olhar mais detalhado sobre os projetos de ensino elaborados por estagiários

Daisy Souza Santana | Maria da Conceição Azevêdo

 

O silenciamento de mulheres escritoras da literatura da amazônica

Andréia Souza de Oliveira | Gabriela Caroline Raudenkolb da Costa | Geovane Silva Belo

  

Práticas exitosas de letramento no município de Benevides

Eliane Alves dos Santos | Elizandra Nascimento da Natividade

 

Um diálogo entre as obras Memórias do Cárcere e Transtempo

Luan do Lago Duarte

 

Lenda da Iara no poema “Mãe D’Água” de Gonçalves Dias

Vandressa da Silva Sousa | Vanessa da Costa Valentim Dutra

 

 

 

 

.