REVISTA A PALAVRADA - EDIÇÃO ESPECIAL (EBEL)
Em julho de 2018, foi realizado na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, o V Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (V EBEL). O evento objetivou oferecer à comunidade acadêmica discussões de caráter interdisciplinar nos diferentes eixos das Letras. Os artigos publicados nesta edição especial foram apresentados no V EBEL, assim temos a honra de disponibilizá-los a comunidade de leitores, especialmente a alunos, professores e pesquisadores das áreas de Letras e das artes. As temáticas apresentadas e discutidas nos artigos oferecem reflexões que corroboram para a compreensão de aspectos interdisciplinares da literatura, linguística, ensino e aprendizagem de línguas, com foco nas relações entre diferentes literaturas, autores e obras. Letras do Estado do Pará e Região Norte, devem “dialogar” com outro público, desta mesma comunidade acadêmica. Esse encontro contou, também, com a presença de professores/pesquisadores, atuantes nas diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado, sendo assim no ano de 2018 foi realizado na cidade de Bragança, em síntese sobre os três lados inerentes ao processo de ensino e de aprendizagem, de pesquisa e de extensão: o acadêmico, o político e o cultural.
Sumário
A morte como representação da
angústia em Paulo Plínio e Mário Faustino
Geovane Silva Belo | Elionay Mota Santos
A poesia camponesa na construção de identidades do MST na comunidade Quintino Lira
Antonio Magno Gomes Do Livramento | Hermógenes Gomes Do
Livramento
O Pelicano: práticas de leitura na imprensa maçônica oitocentista
Jeniffer Yara Jesus da Silva
Relato de experiência realizado na escola Frei Miguel de Bulhões.
Irene Ravache Magalhães dos Santos
Terra de encante: um mundo fantástico da vila castelo
Paula Karine
Silva de Oliveira
Discurso sagrado e literatura: amor poetizado em cântico dos cânticos
Adrielle Sena Branco | Hayanne Ketenn Farias Pinheiro | Tatiara Rodrigues Ferranti
Sueanne Ravena Friedrich Pinheiro | Elanir França Carvalho
Tecnologias digitais: desafios e possibilidades no ensino-aprendizagem da língua espanhola
Emily Abreu dos Santos
Traços de horror no conto de Inglês de Sousa “A Quadrilha de Jacob Patacho”
Diemerson Ribeiro | Bruno Vulcão | Geovane Belo
Um olhar reflexivo sobre o estágio supervisionado no ensino fundamental
Fabiana Costa
Kameyama | Marielza Coimbra Da Costa
Desafios e possibilidades da língua espanhola com as tecnologias digitais
Emily Abreu dos Santos
Daisy Souza Santana | Maria da Conceição Azevêdo
O silenciamento de mulheres escritoras da literatura da amazônica
Andréia Souza de
Oliveira | Gabriela Caroline Raudenkolb da Costa | Geovane Silva Belo
Práticas exitosas de letramento no
município de Benevides
Eliane Alves dos Santos | Elizandra Nascimento da
Natividade
Um diálogo entre as obras Memórias do Cárcere e Transtempo
Luan do Lago Duarte
Lenda da Iara no poema “Mãe D’Água” de Gonçalves Dias
Vandressa da
Silva Sousa | Vanessa
da Costa Valentim Dutra
.